quarta-feira, 16 de junho de 2010

Companhia Cervejaria Bohemia e Museu da Cerveja em Petrópolis

Por: Fernando Macedo E-mail: fjmmno@gmail.com

Esta história precisa de verdades.

O governo comemora a instalação no próximo ano em nossa cidade de um Museu da Cerveja e Centro de Tradições Petropolitanas, mandados que serão por gente de fora de nossa cidade. Paulistas da AMBEV que já contam a história da Companhia Cervejaria Bohemia no site desta cerveja, de maneira completamente enganosa, agora poderão colocar as mentiras que desejarem de nossa história, dentro deste Museu da Cerveja, por que a prefeitura lhes deu autorização para isso.

Quem será o petropolitano por essência e verdade, nascido na terra, que estará na direção destes empreendimentos e com possibilidades de falar as verdades de nossa história ? Nenhum, porque a prefeitura ao invés de fazer o projeto deste empreendimento como a cidade precisava e sua história também, colocou para a AMBEV realizar isso, esperando não sei o que da defesa de Petrópolis e toda a verdade que cerca a 'vida' da Companhia Cervejaria Bohemia, nunca jamais contada de maneira verdadeira.

Será que a AMBEV na direção destes empreendimentos terá a coragem de falar que foram petropolitanos que inventaram o "delivery" na entrega de cerveja ? Será que a AMBEV valorizará a história de que foi a Companhia Cervejaria Bohemia, nossa primeira companhia a 'exportar', como se falava na época, produtos para fora da cidade ? A AMBEV fará juz a verdade que os empreendimentos de Frederick Guilherm Lindscheid, o maior proprietário da Bohemia, possuiam ? Estará apta a população da cidade e a AMBEV, de colocarem de vez que a verdadeira data de fundação da companhia que deu vazão ao surgimento da Bohemia cerveja, ser a de 1858 e não 1853 como fala propaganda da Lindscheid & C., inclusive com provas deste fato, dentro dos arquivos de João Kopke Fróes no Museu Imperial e nos arquivos de Petrópolis dentro da Biblioteca Municipal ?

O governo Paulo Mustrangi perdeu uma ótima chance de colocar de vez, várias, inumeras verdades que precisam ser contadas de nossa Companhia Cervejaria Bohemia, valorizando-a, por absoluta falta de vontade de desenvolver um projeto de Museu de Cerveja, compatível e real com as verdades que este assunto precisa e deveria conter, e oferecer este projeto para a AMBEV seguir a risca. Jamais em nenhum outro tempo de nossa história, perdemos tanto precisando e podendo ganhar, por que hoje quem visita o site da Bohemia no filminho que esta coloca, não vê nem o rio na frente do prédio da Bohemia, estando presente dentro deste. Não vê menção nenhuma ao que bravos petropolitanos depois do final da Lindscheid & C., a partir de 25 de julho de 1898, fizeram se transformar em novamente possível, através da união de 25 petropolitanos ( Antônio Joaquim Luiz Canedo, C. Spaelty - Zweifel, Carlos Kerster, Carlos Maximo de Souza, Christiano Heckster, Dona Virginia Ferrari, Emílio Ferrari, Ettore Poggiolesi, F. C. F. Finkennaver, Fernando Augusto da Rocha, Francisco Sixel, Guilherme Bradac, Henrique Kremer, Hermann Kalkuhl, Hernesto Roncheni, João Antônio Ribeiro, João Esch Jun, Júlio Delage, Miguel Rittmeyer, Monsenhor Dr. Pedro Peixoto de Abreu Lima, Octávio da Silva Prates, Pedro de Schepper, Rodolpho Weber, Souza Filho & Cia., Victorino Rodrigues de Figueiredo ) que não desejosos do final desta cerveja, se unem para dar prosseguimento à nossa mais rica história de empreendimento privado dentro da cidade.

Mas muito mais do que isso, o governo errou de maneira extrema e grave, ao não procurar dentro de nossa cidade, quem podia desenvolver trabalho sério como este, e podia ser até o IHP - Instituto Histórico de Petrópolis, como delegar para uma AMBEV que só pensa em mercado, como empresa que é, a grande chance de vir de vez a contar a história que bem lhe beneficiar, de tudo se relacionando com Petrópolis e a Companhia Cervejaria Bohemia. Ou que tal nos lembrarmos que lá pelos idos de 1996, a AMBEV fazia anuncios de televisão com a Companhia Cervejaria Bohemia constando como sendo de Teresópolis, por colocar o Dedo de Deus atrás.

No final de toda esta comemoração, só vale uma pergunta. Que petropolitano nos defenderá dentro destes empreendimentos de maneira que não só mentiras não sejam colocadas mais uma vez, como também, que de vez, verdades e muitas sejam colocadas ? A prefeitura que já errou na concepção do projeto como se deu, não pode mais errar. Ela não pode macular nossa história e nem deve permitir ninguém fazer isso.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para melhorarmos nosso conteúdo